Notícias


Vídeos do Enacal II: perfil do solo e governo Bolsonaro


O perfil do solo precisa cada vez mais ser estudado. Ampliar a profundidade das raízes, com a correção da acidez, é um dos itens da agenda técnica da agricultura nacional.
 
O tema consta da segunda parte dos vídeos com os palestrantes do Enacal 2018, ocorrido em Porto Alegre. A relação do presidente eleito Jair Bolsonaro com o agronegócio foi outra pauta do encontro, organizado pela Abracal e Sindicalc/RS.
 
Silvino: ampliar a profundidade na aplicação de corretivo
“Novos Conceitos Sobre Correção de Solo em Áreas de Abertura” foi o tema da palestra do professor doutor Silvino Guimarães Moreira, no Enacal de 2018. Silvino apontou a necessidade da busca de uma profundidade maior das raízes. Segundo ele, as ações precisam ser acompanhadas tecnicamente para que haja comprovação científica dos resultados.

Veja o vídeo.
 
Senador eleito Heinze: governo Bolsonaro e o agronegócio
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) avalia que há espaço no governo Jair Bolsonaro para avanços na questão da correção de acidez do solo no Brasil. Presente no Enacal, Heinze, eleito senador por seu estado, avalia que o Ministério da Agricultura deverá dialogar com a área econômica do governo Bolsonaro para que ações de incentivo ocorram.

Assista ao vídeo.
 
Pedro de Freitas: a importância de conhecer o perfil do solo
A construção e a manutenção do perfil do solo se mostram importantes. O agricultor, ao aplicar corretivos, amplia resultados com a mesma área plantada. Garante ainda que questões ambientais importantes sejam cuidadas, como a oferta de água.

As avaliações são de Pedro Luiz de Freitas, pesquisador da Embrapa Solos, que participou do Enacal. Freitas comentou os pontos principais da palestra – veja aqui.
 
Quaggio: “sistema radicular em profundidade é o melhor seguro”
O pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), José Antônio Quaggio, chamou a atenção, em sua palestra, para os benefícios do processo de calagem. Para ele, ampliar a profundidade do sistema radicular é “o melhor seguro” que o agricultor tem diante de ameaças, como as climáticas.

Confira o vídeo.
 
Clique aqui e veja a primeira série de vídeos sobre o Enacal.


Data: 14/12/2018
Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracal
Voltar


Rua Comendador Rheingantz, 50/202
Bairro Auxiliadora - CEP 90450-020 - Porto Alegre - RS
Telefone (51) 3330-7765 / 3330-0037
Fax (51) 3330-7765
E-mail: abracal@abracal.com.br