Notícias


Bloco K: a lição começa na empresa


As indústrias e empresas atacadistas vêm, desde 2017, se aprimorando para a entrega do Bloco K. O documento integra a série de obrigações que empresas precisam enviar à Receita Federal. O envio ocorre de forma digital, bem como a fiscalização.

Caso a entrega não ocorra, ou seja incorreta, pode haver multas. Suspender a emissão de notas fiscais é outro risco para a indústria.

Desde o último dia 1º, a obrigação ocorre para todas as empresas, exceto as que optam pelo Simples Nacional e MEI. Versão digital do Livro de Registro de Controle da Produção e Estoque escriturado pela empresa, o envio do Bloco K ajuda a identificar a sonegação fiscal, ao cruzar informações, analisar dados de estoque e verificar o recolhimento de impostos.

Porém, o empresário pode aproveitar a obrigatoriedade para melhorar a gestão do seu negócio, envolvendo colaboradores e contabilista.

Confira algumas dicas do Portal Contábeis sobre o tema.

De olho no Bloco K

- Verifique se o cadastro de produtos da sua empresa está correto.

- Analise se os produtos estão categorizados de forma correta. Matéria-prima deve ser usada como matéria-prima, e itens para uso e consumo, como uso e consumo.

- Certifique-se de que o registro dos itens no seu sistema está correto.

- Se sua empresa opera com terceiros, certifique-se que as notas fiscais estão sendo emitidas de forma correta.

- Alinhe os processos com seus colaboradores e explique a importância de documentar tudo.

- Invista em um sistema para auxiliar neste processo.

- Verifique com o contador responsável de que forma a empresa pode alinhar informações para transmitir estas obrigações.

- Um software de gestão qualificado e de confiança ajudará a alinhar esse processo, bem como ajudará a trazer dados importantes na tomada de decisão para sua empresa.


Data: 15/01/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracal
Voltar


Rua Comendador Rheingantz, 50/202
Bairro Auxiliadora - CEP 90450-020 - Porto Alegre - RS
Telefone (51) 3330-7765 / 3330-0037
Fax (51) 3330-7765
E-mail: abracal@abracal.com.br