Notícias


Belo Horizonte recebe Enacal, que discutirá tributos e produção


Minas Gerais voltará a ser sede do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal). Belo Horizonte foi a cidade escolhida pela direção do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas de Minas Gerais (Sindac), que contará com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) na realização.

A Federação das Indústrias do Estado (Fiemg) também integra o grupo de realizadores. O evento será nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório da Fiemg, na capital mineira. Em 2013, o encontro ocorreu na cidade de Araxá, interior do estado.

A divulgação de práticas que ampliem a aplicação de calcário será um dos principais focos do evento. "Reservaremos parte da agenda para falar também da gestão das empresas", afirma Anselmo Vasconcellos Neto, presidente do Sindac.

"A troca de informações entre os estados é fundamental. O segmento fortalecido favorece o agronegócio, que tem sido importante para a economia do país tanto no abastecimento do mercado interno como nas exportações", diz João Bellato Júnior, presidente da Abracal e do sindicato paulista do setor.

Anselmo destaca que, dentre as práticas disseminadas no estado, há o Programa de Fertilidade de Solos (Profert), na qual o sindicato faz a distribuição gratuita de material para coleta de amostra de solo. A ação tem uma visão completa, já que selos de certificação de qualidade e a apresentação de laboratórios de alta performance na questão constam das ações do programa.

"O pequeno agricultor ainda resiste à análise", lembra o presidente do Sindac. O agronegócio mineiro tem forte influência das pequenas propriedades. O resultado vindo dos laboratórios guiará a recomendação técnica para nutrição do solo, gerando os melhores resultados em produtividade das culturas e pastagens.

Tributação

No ano passado, Porto Alegre (RS) foi o local do Enacal. Os encontros de produtores de calcário ocorrem desde 1984. Embora tenham esse nome, costumam reunir toda a cadeia produtiva, incluindo fornecedores e clientes das produtoras do corretivo.

Sob a presidência de Oscar Alberto Raabe, do Rio Grande do Sul, o evento ganhou força. Em 2015, uma das palestras no evento em Cuiabá (MT) coube ao então deputado federal Jair Bolsonaro, atual presidente da República.

"Um dos debates desse ano será a ação institucional que faremos, já que o governo federal e o Congresso Nacional avaliam hoje temas que interessam ao nosso segmento, como as questões tributárias", afirma Bellato, que sucede Raabe.


Data: 27/08/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracal
Voltar


Rua 3, nº 1.896 - Centro
Rio Claro/SP - CEP: 13.500-162
Telefone (0xx19) 3524-3509
E-mail: abracal@terra.com.br