Notícias


Agronegócio: Enacal em Minas mostrará necessidade de cuidado com o solo


O Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal) focará na necessidade de um olhar mais apurado do produtor rural com o solo. Assim, a correção da acidez, ocorrência que afeta os resultados no campo e a rentabilidade do agricultor, será avaliada num contexto mais amplo.

A análise é do presidente do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas de Minas Gerais (Sindac), Anselmo Vasconcello Neto. O Sindac, a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realizam o evento.

O auditório da Fiemg, em Belo Horizonte, será o local do encontro. Na noite do dia 7 de novembro, ocorre a abertura solene, e palestras e debates serão no dia seguinte. A entrada é gratuita.

O presidente da Abracal, João Bellato Júnior, avalia que um dos temas importantes é o risco do fim do Convênio 100, que envolve o ICMS de insumos para o setor. Em análise pelos governos estaduais, a revogação trará alta de custos nos preços dos alimentos e afetará as exportações do agronegócio brasileiro.

 “Nosso alerta ganha força pelo apoio que tivemos de entidades, como a Confederação Nacional de Agricultura”, avalia Bellato.

A boa qualidade do solo surge como outro tema estratégico em Belo Horizonte, diz Vasconcellos. “Temos que alinhar práticas como correção e adubação de solo. São elos de uma mesma corrente que precisam funcionar. O pequeno produtor ainda resiste ao tema”, afirma.

No ano passado, o Enacal ocorreu em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas, seguidas as regras fixadas pelos organizadores. Informações no site enacal2019.com.br.


Data: 29/10/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracal
Voltar


Rua 3, nº 1.896 - Centro
Rio Claro/SP - CEP: 13.500-162
Telefone (0xx19) 3524-3509
E-mail: abracal@terra.com.br