Notícias


Incentivador da calagem, Paolinelli concorre ao Nobel; Abracal apoia


A Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) integra o grupo de entidades e pessoas físicas que está apoiando a indicação do engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz 2021. A indicação partiu da Esalq/USP, num processo que já movimenta em torno de 30 países.

Considerado o pai da moderna agricultura brasileira, Paolinelli foi um dos fundadores da Embrapa e atuou como ministro da Agricultura. Sempre incentivou a pesquisa, o que garante hoje que um em cada sete habitantes do mundo tenha acesso a alimentos produzidos no Brasil.

Além disso, as técnicas tropicais trouxeram produtividade em países e regiões do planeta onde há guerras em razão da fome. A correção da acidez dos solos tropicais foi uma das ferramentas empregadas nessas técnicas.

A definição do ganhador do Nobel ocorre por etapas. Uma das avaliações será no primeiro semestre desse ano. O nome do ganhador será divulgado entre novembro e dezembro próximos.

Manejo de solos

“Particularmente, assinei um documento em apoio à indicação”, conta João Bellato Júnior, presidente da Abracal. Para Bellato, o trabalho de Paolinelli na década de 1970 foi fundamental para esse avanço – que incluiu um foco no manejo dos solos cultiváveis no Brasil no aspecto da acidez.

O depoimento do presidente da Abracal sobre o tema está nesse vídeo, a partir de 1 minuto - clique aqui.

Além do Brasil, países de destaque na geopolítica apoiam a indicação, como Estados Unidos e China. Os especialistas destacam a ação do ex-ministro na questão do potencial da área de Cerrado para a agropecuária. A técnica da calagem, que corrige a acidez, foi importante nesse trabalho, pois, entre vários itens, garantiu a produtividade por área cultivada.

Paolinelli esteve no encontro nacional dos produtores de calcário, o Enacal, em 2013, em Araxá (MG), e tratou do tema. Quando da indicação, ele reforçou a necessidade da geração de alimentos como fator que salva vidas e reduz guerras entre países.

Confira o site que está impulsionando a ação - clique aqui


Data: 09/02/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracal
Voltar


Rua 3, nº 1.896 - Centro
Rio Claro/SP - CEP: 13.500-162
Telefone (0xx19) 3524-3509
E-mail: abracal@terra.com.br